Filmes Reviews

Review | In a Heartbeat

In a heartbeat vai fazer seu coração explodir de fofura!

Depois de tanta espera, o aguardado curta In a Heartbeat foi upado ontem no YouTube. E a internet já se derreteu toda!

Há alguns meses, fomos apresentados a uma proposta de um curta-metragem de animação que causou certo alvoroço nas redes sociais.  Não somente por se tratar de uma história de amor entre dois garotos pré-adolescentes, mas porque o teaser era uma fofura. Os animadores (Beth David e Esteban Bravo) ultrapassaram o conceito de “vamos apertar as bochechas”, e podemos perceber isso com a modelagem do filme. Eles utilizam um 3D que lembra massinha de modelar, e isso deixa a atmosfera mais infantil, mais doce, pura, nos remete à infância. E de fato, a vontade não é somente apertar as bochechas do casal, mas dar um abraço bem forte. Até mesmo no coraçãozinho.

Além da modelagem, as cores escolhidas foram fundamentais para essa atmosfera escolar e infantil. Já dá pra tirar algumas conclusões da própria aparência física dos personagens: o de cabelo ruivo despenteado, desajeitado, o olhar cheio de incertezas. Este seguramente representa a emoção. Por ser descontrolado, irracional, pulando em vivacidade. Já o outro, postura ereta, cabelo bem penteado, castanho-escuro, desconfiado. Medindo cada perímetro que seus pés percorrem. Como se observasse a tudo e todos. Certamente, este representa a razão. Enquanto isso, o coraçãozinho do ruivo, daquele jeitinho adorável, literalmente se embaraça pelo chão, não liga de estar fazendo papel de ridículo, de estar fazendo vexame. E mesmo depois da razão ter “brincado com o coração da emoção”, ainda assim, o coraçãozinho não desistiu. Talvez nem tenha se importado, ou mesmo percebido.

A verdade é que In a Heartbeat não conta a história de dois garotos apaixonados. Não é essa a história. É mais um conto sobre a dificuldade que é controlar o coração e a mente ao mesmo tempo. E quando tentamos escolher um lado, a gente se despedaça. Só usando os dois, juntos, é que tudo se resolve e voltar a funcionar.

Quem quiser conferir o curta na íntegra, segue o link abaixo:

 

Clari Maga
Publicitária, escritora e cinéfila de carteirinha