Artigos Séries e TV

Os anos 80 voltaram? Meu pisca-pisca diz que sim!

Depois de Stranger Things, o mundo nunca mais foi o mesmo…

O retorno da segunda temporada de Stranger Things nos comprova que os  anos 80 voltaram com tudo. Esta série não foi apenas uma série. Mas um marco significativo do padrão de gosto dos espectadores da nova geração. Embora este público tenha nascido justamente entre os anos 80/90, e por isso não viveram a adolescência sem smartphones e cybertecnologia, eles parecem adorar a ideia de revivê-la agora, como se ainda estivessem lá.

Junto com Stranger Things, vieram outros filmes e séries que abordam os anos 80, como o episódio “San Junipero” de Black Mirror (2016),  o reboot de Os Caça-Fantasmas (2016), Guardiões das Galáxias 2 (2017), além do grande jogo de marketing da Netflix, ao disponibilizar filmes com temática adolescente produzidos nesta época. Gatinhas e Gatões (1984), O Clube dos Cinco (1985), De volta para o Futuro (1985), Curtindo a Vida Adoidado (1986) foram só alguns exemplos dos que se tornaram os queridinhos dessa nova geração.

De repente, todo mundo voltou a escutar o pop/rock dos anos 80 e a experimentar os jogos de tabuleiro, principalmente RPG de mesa (que haviam competido acirradamente com os de realidade virtual). Este ano, tivemos a notícia de que o Atari relançou seus videogames, e aquela nostalgia tomou conta de boa parte dos nerds atuais. A mudança também foi vista no modo de se vestir, já que as lojas de departamento começaram a relançar coleções inspiradas nos anos 80, uma mistura de punk-rock com hippie e clássico.

É muito fascinante perceber o quanto uma série de TV pode ser significativa para mudanças de comportamento de uma sociedade. Ainda que aconteça em pequenos grupos urbanos. Mesmo assim, não tem como não perceber a influência que Stranger Things trouxe para os jovens. Uma influência positiva, se podemos dizer assim. Talvez agora, a imaginação e espírito de aventura volte a surgir, e assim, este”reboot” dos anos 80 possa ser marcado como o retorno à vida e a seus pequenos momentos. Porque, pessoalmente, acredito que entre os anos 80 e os anos 2000 algo de errado aconteceu, e terminamos tomando um rumo que estava fora do script. Talvez por isso todo mundo esteja querendo voltar e fazer tudo certo desta vez.

Clari Maga
Publicitária, escritora e cinéfila de carteirinha