Curiosidades Quadrinhos

5 Fatos Que Você Provavelmente Não Sabia Do Cabeça De Teia!

   No embalo do novo filme, relembre (ou descubra) curiosidades na trajetória de mais de 50 anos do Aranha!

O HomemAranha é amado por muitos, isso não é novidade. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IGN, o Teioso é terceiro colocado entre os 100 maiores heróis, só perdendo para o Batman (segundo) e para o Superman (primeiro). Confira em Top 100 Super-Heróis.

Mas será que tanta popularidade reflete em conhecimento? Nem os mais fanáticos conseguem saber de tudo que aconteceu ao longo desses 55 anos de Homem-Aranha. Ainda em cartaz, Homem-Aranha: De Volta Ao Lar estreou no mês de Julho em diversos cinemas ao redor do planeta e em homenagem ao filme e ao próprio cabeça de teia resolvi trazer uma lista com 5 fatos curiosos a respeito do tão amado Peter Parker!

1- “Com grandes poderes…”

Não é preciso nem completar a citação acima. Essa frase é o ponto de partida para que Peter enfim se transforme no herói que tanto amamos. Mas ao contrário do que muitos pensam, essa frase nunca foi dita pelo Tio Ben! Na primeira aparição do Teioso em Amazing Fantasy #15 de 1962 essa é a frase que encerra a HQ. A adaptação cinematográfica Spider-Man de Sam Raimi (2002) nos mostra essa frase através do Tio Ben (Cliff Robertson), o que é perfeitamente compreensível, já que não faria sentido um narrador no filme como nas HQs.

2 – Harry Osborn já teve problemas com drogas

A trajetória de Harry Osborn já é curiosa por si só. Na época da sua estreia em Amazing Spider-Man #31 (1965) Harry era um dos que caçoavam de Peter, mas não muito tempo depois virou o melhor amigo de Parker. Entretanto, Harry sofria com a falta de atenção do seu pai Norman Osborn, além do fato de Norman o desmerecer na frente de Peter. Esses traumas o levaram à problemas psicológicos e a se envolver com drogas pesadas.

3 – Tia May casada com o Doutor Octopus?

A tão querida tia May e o malfeitor Otto Octavius numa mesma frase que envolve “casamento” já é de se estranhar e muito. Mas tudo não passou de um plano de Octopus para ter acesso a uma herança da tia May. Na época, a mesma herdou uma usina desativada rica em urânio. Faz sentido o antagonista se interessar pelo “tesouro”, mas esse plano de casamento com certeza foi algo inesperado. Sob o chamativo nome de “Meu Tio/Meu inimigo” essa história foi às bancas em Amazing Spider-Man #131.

4 – Pedro Prado enfrenta a fúria do Gavião!

Pra quem não entendeu a frase acima, a tradução seria “Peter Parker enfrenta a fúria do Abutre!”. Pois é. A revista do Homem-Aranha percorreu um longo caminho antes de chegar às mãos da Panini, como é atualmente. Foi primeiramente publicada no Brasil pela EBAL em 1969. Em seguida pela Bloch, ambas editoras extintas. Temos muito a agradecer por trazerem diversas HQs do Aranha para o Brasil, mas que algumas traduções, apesar das boas intenções, soam bem estranhas não há como negar. Temos pérolas como o próprio Peter Parker como Pedro Prado e JJ Jameson como João Jonas Jaime!

5 – “Mary Jane is not my love… She is just a girl…”

Para quem pegou a referência no título deste último fato curioso, o Capitão deve estar orgulhoso. Michael Jackson já quis comprar toda a editora Marvel. O mesmo chegou a conversar com Stan Lee na época (Meados dos anos de 1990) pois queria interpretar o Aranha nas telonas! O problema foi o preço exigido pelos executivos da Marvel, que o fez recuar nas negociações. Uma pena! Ou não…

Ao longo de 55 anos de histórias fantásticas não podiam faltar episódios peculiares e momentos únicos. E alguns desses você pôde conferir aqui. Homem-Aranha: De Volta ao Lar, que marca a 4ª aparição oficial do Teioso em live-action (Outras aparições: 1977-79; 2002-07; 2012-14), continua em cartaz nos principais cinemas de todo o Brasil.

 

João Queiroz
Estudante de engenharia, mas que adora fazer uma arte. Fã inerente de heróis e Star Wars.